A governadora Raquel Lyra Lyra inaugurou, nessa segunda-feira (30), a primeira Cozinha Comunitária do município de M, no Agreste Setentrional. Este é o 20⁰ equipamento entregue pelo Governo em dez meses de gestão e tem capacidade para servir 200 refeições diárias para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. No total, o Estado conta com 75 cozinhas em funcionamento.
Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual fez o descerramento da placa e conheceu a unidade localizada no centro do município. A gestora ressaltou que a entrega é resultado de articulação com os prefeitos pernambucanos.
“Estamos superando os desafios de um estado que passou muito tempo sem o investimento devido em áreas muito importantes. Para chegarmos à vida de cada pernambucano, precisamos trabalhar em conjunto com os prefeitos e nós estamos fazendo isso. As cozinhas comunitárias fazem muita diferença na vida das pessoas, sobretudo aquelas que estão em vulnerabilidade”, destacou Raquel Lyra.
O prefeito de São Vicente Férrer, Marcone Santos, destacou a importância da iniciativa. “Cada cidadão vicentino tem profunda gratidão pela governadora. A cozinha comunitária irá chegar naqueles mais necessitados, que precisam de alimento diariamente”, comentou.
Para cofinanciar a abertura e a manutenção de 101 novas cozinhas, o Governo de Pernambuco triplicou a pactuação de verba (R$ 29,2 milhões) para os municípios em 2023, comparado ao executado no ano de 2022 (R$ 10,9 milhões). As cozinhas comunitárias, cofinanciadas pelo Governo do Estado e administradas pelas prefeituras municipais, são destinadas à preparação e distribuição gratuita de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social.