conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

SAIBA MAIS

Raquel Lyra inaugura Laboratório de Papiloscopia Forense e lança nova Carteira de Identidade Nacional

Foto: Miva Filho/Secom

Em mais uma iniciativa do programa Juntos Pela Segurança, a governadora Raquel Lyra inaugurou nesta quinta-feira (21) o Laboratório de Papiloscopia Forense, localizado na sede do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), no Recife. Com um investimento de R$1,1 milhão provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), o laboratório está equipado com os mais avançados equipamentos de perícia, visando fortalecer a integração com as delegacias em todo o Estado para auxiliar na resolução de crimes e na produção de laudos periciais emitidos pelo instituto. Durante a cerimônia de inauguração, a governadora também lançou a Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Pernambuco.

“Sabemos que para combater a criminalidade de maneira organizada precisamos garantir condições para que os profissionais façam a investigação da melhor forma possível, e hoje estamos dando um passo importante nesse sentido. Temos assegurado novos investimentos para a segurança pública de Pernambuco sem a limitação de recursos que havia no passado, porque segurança pública, para nós, é prioridade”, garantiu Raquel Lyra.

Segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o laboratório será de suma importância na produção de provas técnicas para subsidiar investigações policiais. “É crucial fornecer à instrução do inquérito o maior número possível de provas técnicas, para que a investigação não se baseie apenas no testemunho da vítima ou de testemunhas, pois essas informações podem se modificar com o tempo. Por outro lado, uma prova técnica é incontestável”, enfatizou o titular da pasta.

Presente na cerimônia, o deputado estadual Antônio Moraes comemorou a entrega do equipamento. “A inauguração deste espaço é de extrema importância para que a polícia possa se modernizar e conduzir investigações cada vez mais profissionais, permitindo que cheguemos aos responsáveis pelos crimes”, destacou o parlamentar.

Os pernambucanos com mais de 60 anos já podem solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional, que simplifica a documentação para os governos e para os cidadãos, devido à unificação de dados. A primeira via será gratuita para todos os cidadãos, e o cronograma para emissão será divulgado pelo IITB.

O novo documento possui um QR Code, que permite verificar sua autenticidade, e também apresenta um código de padrão internacional chamado MRZ, utilizado em passaportes, o que o torna um documento reconhecido e eficaz para viagens internacionais. Além disso, o cidadão terá acesso a duas versões do documento: a carteira de identidade física e a carteira digital no aplicativo GOV.BR. A atual Carteira de Identidade tem validade até março de 2032, portanto não é necessária a troca imediata do documento.

Leticia Lima

Jornalista diplomada pela Uninassau

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.