A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) ampliará, a partir de novembro, o acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) contra HIV/Aids, disponibilizando o serviço todos os sábados.
A estratégia PrPEPara a Prevenção!, que já poderia ser acessada no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, e no SAE da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, poderá também ser encontrada em postos volantes, montados da Upinha do Alto do Pascoal e no Centro de Saúde Bruno Maia, em Nova Descoberta.
No último mês de outubro, as ações já haviam sido estendidas para além dos dias úteis, passando a ser oferecidas em finais de semana alternados.
Nos sábados de novembro, a PrEPara a Prevenção! funcionará sempre das 8h as 15h, nesta ordem: SAE da Lessa de Andrade (4/11); Upinha Alto do Pascoal (11/11); SAE da Gouveia de Barros (18/11) e Centro de Saúde Bruno Maia (25/11). Vale salientar que nos SAEs, os serviços permanecem funcionando de segunda a sexta, 8h às 16h. Em todos os locais, o acolhimento e atendimento são realizados por uma equipe multiprofissional (enfermagem, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais).
A PrPEPara a Prevenção! é voltada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV e que, por isso, necessite da profilaxia PrEP – novo método de prevenção à Aids que consiste na tomada de comprimidos orais antes da relação sexual, para reduzir o risco de se adquirir o vírus.
“Esta iniciativa ajuda na prevenção da doença, mas também permite o diagnóstico e o tratamento de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), interrompendo a cadeia de transmissão”, ressalta o coordenador do Setor de Política de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Recife, Aírles Ribeiro. Isso porque, além dos medicamentos, os usuários têm acesso a insumos de prevenção (preservativos e gel lubrificante) e testagens rápidas.
“Em caso de resultado positivo, são acolhidos no próprio SAE para dar segmento ao tratamento. Se atendidos nos postos volantes, são encaminhados para uma unidade de referência”, reforça.