A Prefeitura do Recife já arrecadou R$ 71,3 milhões em multas de trânsito em 2023. A informação, que é publica e fica disponível no site da PCR, foi divulgada pelo líder da oposição ao governo de João Campos na Câmara Municipal, Alcides Cardoso.
O vereador cobra que não há transparência sobre onde o dinheiro arrecadado está sendo utilizado e que, por lei, tais recursos precisam ser gastos na melhoria da mobilidade da cidade.
“Desde dezembro de 2022, nenhum dado sobre a destinação desses recursos foi disponibilizado no site da CTTU. E nem ao menos as informações sobre os valores arrecadados estão atualizadas lá, já que há apenas dados até julho deste ano no site da autarquia de trânsito. Tudo isso fere o que diz a Lei de Acesso à Informação, o Código de Trânsito Brasileiro e o Denatran”, pontou Alcides.
“Esse dinheiro, por exemplo, serve para pagar os serviços de tapa buracos e para que possamos ter mais educação no trânsito, deixando de ter uma gestão que só pensa em arrecadar cada vez mais com as multas. Com fiscalizações e projetos, seguirei cobrando transparência no na utilização do dinheiro que sai do bolso do pagador de impostos recifense”, finalizou o vereador.