Recife começa a aplicar segunda dose de vacina contra covid-19 e amplia vacinação para mais trabalhadores da Saúde

Trabalhadores da saúde deverão agendar para receber a dose complementar. Já os idosos que vivem em abrigos, pessoas a partir dos 18 anos com deficiência severa que vivem em residências inclusivas e os trabalhadores desses locais receberão a visita das equipes volantes

Imagem/arquivo

Trabalhadores da saúde deverão agendar para receber a dose complementar. Já os idosos que vivem em abrigos, pessoas a partir dos 18 anos com deficiência severa que vivem em residências inclusivas e os trabalhadores desses locais receberão a visita das equipes volantes

A partir desta terça-feira (9), a Prefeitura do Recife abre o agendamento para que os trabalhadores da saúde da linha de frente da pandemia marquem o dia, horário e local para receber a segunda dose da vacina contra a covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde também vai ampliar, esta semana, a vacinação para os trabalhadores da saúde a partir de 60 anos. Na capital pernambucana, quase 18 mil doses da CoronaVac (Butantan/Sinovac) foram aplicadas nesse público-alvo, desde o dia 19 de janeiro.

Diferente da primeira etapa, em que as equipes volantes da Secretaria de Saúde iam até as unidades de saúde, agora os profissionais terão de agendar e se dirigir a um dos nove centros de vacinação ou a um dos cinco pontos de drive-thru para receber a dose complementar. A recomendação do Comitê Técnico Estadual para acompanhamento da vacinação contra a Covid-19 é fazer a aplicação da segunda dose da Butantan/Sinovac entre o 21º e 28º dia depois da primeira.

Os trabalhadores devem realizar o agendamento através do Conecta Recife – www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou app disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS. Além da marcação, eles terão de apresentar, no dia da vacinação, o comprovante de que tomou a primeira dose.

Já os idosos que vivem nas Instituições de Longa Permanência, as pessoas a partir de 18 anos com deficiência severa que moram em residências inclusivas e os trabalhadores desses locais, não precisarão realizar agendamento. Como aconteceu na aplicação da primeira dose, essas pessoas vão receber a visita de equipes volantes da Secretaria de Saúde que vão administrar a segunda dose do imunizante.

TRABALHADORES DA SAÚDE A PARTIR DE 60 ANOS – Nesta semana, a Prefeitura do Recife avança em mais uma etapa do Plano Recife Vacina. A partir de quarta-feira (10), os trabalhadores com 60 anos ou mais, de qualquer setor da saúde e que atuem no município, poderão realizar o agendamento para ser vacinado. Essa ampliação vai acontecer de acordo com a faixa etária desses profissionais, e não por setores, como estava sendo feito. Para as profissões que possuem conselho, basta apresentar a carteira funcional. Já os trabalhadores cuja categoria não seja regulamentada por conselho terão de apresentar a declaração.

O Recife recebeu, até o momento, 128.080 doses de vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde. Das 111.560 recebidas da CoronaVac (Butantan/Sinovac), 34.020 chegaram neste fim de semana. A capital pernambucana também recebeu outras 16.520 da Oxford/AstraZeneca.

COMENTÁRIOS