conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

Articulação

Recife e cidade de Nantes, na França, renovam acordo de cooperação

Veja mais sobre esse acordo no link

Foto: Marlon Diego/PCR

por Letícia Lima

O Recife e a cidade de Nantes, localizada no Oeste da França, reforçaram seus acordos de cooperação, que marca a continuação da parceria que existe desde 2003. Na tarde dessa quarta-feira (18), o prefeito João Campos recebeu, em seu gabinete, a comitiva da cidade francesa, liderada pelo Membro do Escritório Metropolitano, Anthony Berthelot, para renovar o acordo de irmanamento entre as duas cidades.

“Para a gente é uma alegria recebê-los, alguns já pela segunda vez, em um momento especial para a nossa cidade, já que realizamos o fórum, conduzido por Isabella de Roldão, para que Recife esteja no caminho de se tornar uma cidade não-sexista. Muito desse evento e do protocolo criado deve-se à experiência que Isabella teve lá em Nantes. E o que a gente assina hoje reflete os pontos que nos une, começando por uma cidade não sexista, que cuida do meio ambiente e que tem pautas sociais muito fortes. A gente tem um desafio estrutural de desigualdade social diferente do que há na França, mas que a gente possa caminhar para enfrentar isso e realizar proteção social. Essa relação está sendo muito positiva para a gente. É uma via de mão dupla”, comentou João Campos na ocasião.

A vice-prefeita Isabella de Roldão agradeceu a presença do grupo francês no Recife: “Estamos com uma delegação de 15 nanteses aqui e é uma alegria muito grande fazer esse encontro. Que bom que o nosso irmanamento está renovado por mais quatro anos. Também aproveito para dar as boas-vindas à cônsul-adjunta da França no Recife Elsa Sobral Noura que está a aproximadamente há um mês na cidade. Recife é um hub consular com representação de 44 países”, disse.

Desde o primeiro pacto de colaboração, assinado em 2003, as duas metrópoles têm unido esforços em diversas empreitadas, consolidando os vínculos entre suas respectivas regiões. O recente acordo delineia três áreas prioritárias de cooperação, nas quais Recife e Nantes destacam a relevância da ação climática e se empenham em fomentar comunidades urbanas sustentáveis e orientadas para o bem-estar.

O acordo destaca ainda o compromisso em combater todas as formas de discriminação, com foco especial na igualdade de gênero. Recife e Nantes pretendem se tornar modelos de cidades não sexistas, trabalhando em igualdade na representação, mudança de perspectivas e combate a estereótipos.

Ele também determina que a colaboração englobará uma grande variedade de colaboradores, abrangendo a área cultural, organizações e instituições acadêmicas. Além disso, possui uma duração de quatro anos, com a possibilidade de renovação.

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

Destaque

O município de Serra Talhada foi classificado como uma das 10 cidades mais competitivas do Nordeste, segundo avaliação do Centro de Liderança Pública (CLP),...

MUDANÇA

A governadora Raquel Lyra (PSDB) decidiu por realizar uma mudança no comando do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Joaquim Neto, que estava à frente...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.