A Prefeitura do Recife entregou, nesta segunda-feira (22), mais uma obra de acessibilidade realizada por meio do programa Casa Sem Barreiras. A intervenção ocorreu em uma residência localizada na Rua Diadema, no bairro do Vasco da Gama, beneficiando Ana Cláudia Pereira, de 57 anos, que utiliza cadeira de rodas. O investimento foi de aproximadamente R$ 20 mil.
A obra incluiu a construção de uma rampa de acesso e a adaptação do banheiro da residência, com melhorias no piso, instalação de barras de apoio e adequação do vaso sanitário. O prefeito Victor Marques participou da entrega.
“O Programa Casa Sem Barreiras é muito importante e traz uma verdadeira transformação na vida dos recifenses que utilizam cadeira de rodas, como dona Ana Cláudia. O acesso principal da casa era bastante complicado, sem rampa, mas, hoje, através de muito trabalho, nós conseguimos trazer mais dignidade para ela. É um investimento que a Prefeitura faz e que podemos replicar em toda a cidade, promovendo qualidade de vida e bem-estar para todos”, afirmou.
Moradora do imóvel há mais de 30 anos, Ana Cláudia vive com a irmã e dois sobrinhos. Ela convive com sequelas da poliomielite desde a infância e passou a utilizar cadeira de rodas após sofrer uma fratura no fêmur há seis anos.
“Antes, as pessoas tinham que me carregar no colo e eu ficava com medo de cair, por isso não saía de casa. Essas adaptações melhoraram bastante a minha qualidade de vida. Acredito que seja um projeto muito humanitário, que realmente olha para as pessoas que mais precisam”, relatou.
A iniciativa contou ainda com a colaboração da Ferreira Costa, que doou materiais utilizados na intervenção.
Criado pela Prefeitura do Recife em 2025, o programa Casa Sem Barreiras tem o objetivo de promover acessibilidade em residências de pessoas usuárias de cadeira de rodas. Até o momento, cinco obras já foram concluídas e outras duas estão em andamento.
As intervenções são executadas pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil. Entre os serviços realizados estão adaptações de banheiros, alargamento de portas, instalação de barras de apoio e outras melhorias voltadas à mobilidade e autonomia dos moradores.
“Aqui nós fizemos toda a recuperação do banheiro, tornando-o acessível, com barras de apoio e portas alargadas. Além disso, nesta casa, também executamos uma rampa de acesso para que a moradora possa entrar e sair com a cadeira de rodas”, destacou o secretário de Ordem Pública e Segurança, Alexandre Rebêlo.
A seleção dos beneficiários segue critérios estabelecidos pela legislação municipal e federal. Além de atender pessoas usuárias de cadeira de rodas, o programa considera fatores como inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), presença de idosos na residência, condições habitacionais, número de moradores e famílias chefiadas por mulheres.

























