RECIFE – Geraldo Júlio anuncia a abertura de 42 leitos para pacientes com covid-19

Leitos são na Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela. Com esta adição, a rede municipal de saúde do Recife chega a 148 leitos já disponíveis para pacientes com o novo coronavírus


O prefeito Geraldo Julio anuncia, na manhã desta segunda-feira (6), a entrega de mais 42 vagas para pacientes com confirmação ou suspeita de covid-19, desta vez na Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, zona norte do Recife. Com os leitos de enfermaria em mais uma policlínica, onde foi construída uma Unidade Provisória de Isolamento (UPI), a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife chega a 148 leitos exclusivos para a nova doença. A abertura de novos leitos faz parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19.

No total, o prefeito Geraldo Julio já anunciou 371 leitos para atendimento às pessoas infectadas com o novo coronavírus – 163 nas policlínicas e 208 no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, com 78 respiradores pulmonares para os casos mais graves. Na terça (31), ficaram prontos os 41 leitos da Unidade Provisória de Isolamento (UPI) da Policlínica Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, também na zona norte. No último dia 30, a Prefeitura abriu mais leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 no HMR, que já conta com 31 leitos de UTI e 34 de enfermaria prontos.

Para tirar todos esses leitos do papel, a Prefeitura do Recife anunciou, na última quinta-feira (2), um pacote para reduzir em R$ 180 milhões as despesas com revisão de contratos de prestação de serviço, consultorias, locação de veículos, combustível, energia elétrica, materiais de consumo, além de novos alugueis, passagens aéreas e diárias.

A Unidade Provisória de Isolamento da Barros Lima foi montada em duas semanas na área externa da policlínica, com dois consultórios médicos e 30 leitos de internamento. Para humanizar o ambiente, as paredes receberam aplicação de adesivos que imitam janelas, com fotos de paisagens.

A área interna da policlínica passou por readequação e otimização dos espaços físicos para disponibilizar 12 leitos, sendo duas salas vermelhas, equipadas com respirador, para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) que apresentem piora no quadro de saúde e necessitem de estabilização para posterior transferência, caso seja preciso.

Para quem precisa de outros tipos de atendimentos de emergência, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Barros Lima continua funcionando normalmente, devidamente separado da área onde ficam os pacientes com sintomas de síndrome gripal, para evitar contaminação.

QUANDO PROCURAR ATENDIMENTO – Quem tem sintomas respiratórios leves, como tosse, espirro ou febre, inicialmente deve se cuidar em casa. Para evitar exposição desnecessária a ambientes por onde circulam pessoas doentes e assim evitar contaminação, só deve procurar atendimento quem apresentar sinais de alerta de agravamento da doença respiratória, como por exemplo febre persistente, falta de ar, dor ao respirar ou cianose (ponta dos dedos e lábios arroxeados, que são indícios de pouca oxigenação no sangue).

Para evitar que a população vá até as unidades de saúde sem necessidade durante a situação de emergência causada pela pandemia da covid-19, a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado lançaram, no último dia 26, o aplicativo web “Atende em casa – covid 19”, que garante ao paciente orientações virtuais sobre a doença. O sitewww.atendeemcasa.pe.gov.br permite uma classificação de risco do paciente e, se necessário, uma vídeochamada (teleorientação) com enfermeiros ou médicos.

Na primeira etapa de uso do “Atende em casa – covid 19”, é feita a triagem da gravidade do caso a partir de um sistema de perguntas e respostas preparado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. A partir das respostas ao questionário, o aplicativo web poderá recomendar que as pessoas com sintomas leves repousem e se cuidem em casa, por exemplo.
Nos casos considerados moderados ou graves, a ferramenta abre uma vídeochamada para orientação remota com enfermeiro ou médico. Em menos de dez dias, mais de sete mil pessoas já acessaram o site e 1.700 receberam a orientação profissional através da vídeochamada. Desses, quase 500 foram encaminhados para unidades de saúde.

A ferramenta, que pode ser acessada por celular (smarthphone) ou computador através do endereçowww.atendeemcasa.pe.gov.br, é indicada para os pacientes que apresentem sintomas gripais, que podem ser causados pelo novo coronavírus ou pelo vírus Influenza, por exemplo. Desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Google, Pitang, Brany e Fábrica de Negócios, o “Atende em casa – covid 19” está sendo primeiramente disponibilizado para os moradores do Recife.

COMENTÁRIOS