conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

DESTAQUE

RECIFE – Gestão de João Campos recebe grau de excelência em gestão fiscal

Prefeitura do Recife João Campos
O Recife recebeu mais uma avaliação positiva em relação ao comportamento das contas públicas municipais. De acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), a capital pernambucana aparece em 6º lugar no ranking de melhor gestão entre todas as capitais do Brasil em 2022. A posição representa um salto de nove posições no comparativo com 2021, quando apareceu em 15º. O IFGF avalia os indicadores de Autonomia, Gasto com Pessoal, Liquidez e Investimentos para elaborar o ranking de 5.240 municípios brasileiros. Com avaliação geral de 0.8320, o Recife atingiu o grau de excelência. Os destaques foram para Autonomia e Gasto com Pessoal, nos quais atingiu pontuação máxima.

“Esse resultado é mais uma demonstração do nosso compromisso com a melhor gestão das contas públicas e reforça a responsabilidade da Prefeitura para tratar do dinheiro, que é das pessoas que vivem no Recife. O Prefeito João Campos iniciou um plano que vem transformando a realidade da população da capital e o nosso trabalho é garantir que os recursos públicos estejam disponíveis para executar investimentos, com a estrutura municipal em pleno funcionamento e que assegure a qualidade no gasto público. O estudo da Firjan sinaliza que o esforço necessário está sendo feito”, destacou a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer.

Com pontuação que varia de zero a um, o índice é composto pelos indicadores de “Autonomia”, “Gastos com Pessoal”, “Liquidez” e “Investimentos”. De acordo com a metodologia aplicada, quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho. Após a análise de cada um deles, a situação dos municípios é considerada crítica (resultados inferiores a 0,4 ponto), de dificuldade (resultados entre 0,4 e 0,6 ponto), boa (resultados entre 0,6 e 0,8 ponto) ou de excelência (resultados superiores a 0,8 ponto).

Para atingir o resultado geral, além das notas máximas em Autonomia e Gasto com Pessoal, o Recife marcou pontuações de 0.600 em Investimentos e 0.7282 em Liquidez, ambos dentro dos parâmetros de Boa Gestão na avaliação de indicadores. “Vale ressaltar que, no indicador de Investimentos, a nota do Recife ficou em 4º lugar no Brasil entre as capitais, atrás apenas de Salvador, Manaus e Aracaju e acima da média de todas as capitais (0.4701). O resultado reflete o esforço da gestão em elevar o nível de investimentos na cidade a partir de novas operações de crédito firmadas com BID e Banco de Brasília, sem afetar o equilíbrio fiscal”, complementa Maíra Fischer.

O ESTUDO – O “Índice Firjan de Gestão Fiscal” (IFGF) é um estudo anual que tem por objetivo fortalecer a cultura da responsabilidade administrativa ao fornecer subsídios para uma gestão pública eficiente e democrática. Os dados são extraídos dos resultados fiscais que as prefeituras declaram à Secretaria do Tesouro Nacional e revelam onde foram alocados os recursos arrecadados. Por esse motivo, ele é considerado uma ferramenta de controle social capaz de aprimorar a gestão fiscal dos municípios.

NOTA A – A Prefeitura do Recife conquistou a nota A no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O bom desempenho fez a cidade obter o mais elevado grau de confiabilidade no que se refere à qualidade e consistência das informações contábeis enviadas ao Tesouro Nacional no ano de 2022, com um índice de 97,22% de acertos, o que conferiu à cidade o selo de “Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2023”. Apenas sete capitais brasileiras atingiram o resultado. Para obtenção da nota A, são necessários acertos de, no mínimo, 95%.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

Destaque

O município de Serra Talhada foi classificado como uma das 10 cidades mais competitivas do Nordeste, segundo avaliação do Centro de Liderança Pública (CLP),...

FESTA DO MOMO

Já escutamos os sinais do Carnaval! A Prefeitura do Recife anunciou diversos serviços e novidades para o Carnaval 2024. Em coletiva realizada na manhã...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.