A Prefeitura do Recife apresentou, nesta sexta-feira (14), uma ampla reformulação nos programas municipais de bolsas de estudo PROUNI Recife e PROTEC. O novo Projeto de Lei, enviado à Câmara de Vereadores, integra em um único modelo a formação técnica e superior, residência pedagógica obrigatória desde o primeiro semestre, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e um conjunto robusto de ações voltadas à permanência estudantil. Criadas pela gestão municipal, as iniciativas já beneficiaram cerca de 3 mil jovens e registraram mais de 44 mil inscrições ao longo dos anos.
Com a atualização, os programas passam a adotar um modelo semelhante ao do Embarque Digital, consolidando parcerias com setores estratégicos. “Assim como o Embarque Digital, que fazemos uma parceria com o Porto Digital para garantir que empresas participem e aumentem a empregabilidade dos estudantes, vamos lançar um novo PROTEC e PROUNI com parcerias na área da saúde, através do SINDHOSPE, da construção civil, pelo SINDUSCON, assim como cursos na educação que serão liderados pela secretaria municipal responsável. Será um novo modelo de formação de Ensino Superior e Técnico voltada ao cuidado com os recifenses e à geração de oportunidade, garantindo que os estudantes tenham empregabilidade e renda”, afirmou o prefeito João Campos.
Residência pedagógica obrigatória
A principal inovação é a implantação da residência pedagógica obrigatória, que acompanhará todo o percurso formativo dos bolsistas. As atividades ocorrerão em unidades de saúde, escolas, empresas, órgãos públicos e instituições parceiras, proporcionando vivência prática, mentoria contínua e maior inserção dos estudantes no mercado de trabalho. O Recife se torna uma das primeiras cidades brasileiras a estabelecer esse formato dentro de um programa municipal de bolsas.
A secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Isabella de Roldão, lembrou que a reformulação atende às novas exigências do mercado. Ela destacou o avanço das formações ofertadas pela Prefeitura: “Temos atuado fortemente nas soft skills, superando a marca de 1,5 mil certificados emitidos nas nossas Escolas Profissionalizantes. Recife também tem uma Escola de Empreendedorismo, o que é pioneiro. É fundamental unir essas competências à formação técnica e superior, transitando por sustentabilidade, inovação e tecnologia.”
A secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, reforçou que o novo desenho dos programas dialoga com o sucesso do Embarque Digital. “Estamos muito animados em potencializar o PROUNI e o PROTEC. Olhamos diretamente para aquilo que já fazemos bem. A partir da residência pedagógica em tecnologia, infraestrutura, saúde e educação, garantimos que os estudantes tenham acesso a uma formação de qualidade e às competências que o mercado exige”, afirmou.























