Nesta sexta-feira (17), o Recife sediou o evento “GT Primeira Infância: o Brasil Aprendendo com o Brasil” no Mar Hotel, em Boa Viagem, com o intuito de reconhecer e valorizar algumas das experiências mais eficazes nas políticas voltadas para crianças de até seis anos.
A iniciativa é parte das ações do Grupo de Trabalho sobre o tema, estabelecido a partir do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável, conhecido como “Conselhão”, vinculado ao governo federal. O prefeito do Recife, João Campos, participou do evento, que contou com a presença dos ministros da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e ocorreu em um hotel em Boa Viagem.
“A gente apresentou aqui diversas iniciativas, destaco o CRIAR, que é o Centro de Referência da Primeira Infância. É um equipamento concebido no Recife, onde é feita toda uma formação para a primeira infância. As creches do território utilizam esses equipamentos, os instrutores acompanham pais, responsáveis, familiares, para poder não só trabalhar na área da educação, mas todo o estímulo na primeira infância. Além disso, tem um espaço Mãe Coruja dentro de cada centro. O primeiro já está inaugurado e a gente vai fazer um em cada RPA da cidade para garantir que cada território tenha proteção”, explicou João Campos.
GT PRIMEIRA INFÂNCIA
O grupo foi lançado em agosto, no Palácio do Planalto, com a presença de ministros e do vice-presidente Geraldo Alckmin. A duração dos trabalhos é de 180 dias. Além de contribuir com subsídios técnicos para a construção de uma política nacional, o GT Primeira Infância tem como objetivo sensibilizar gestores públicos municipais e estaduais para a urgência de se avançar na agenda em escala nacional.