Representantes das agências ONU e Igarapé têm reunião de trabalho na SPVD

Representantes do ONU-Habitat, PNUD, UNODC e do Instituto Igarapé vão avançar no programa de Prevenção ao Crime e à Violência no Estado


Os representantes de três agências das Nações Unidas e do Instituto Igarapé vão avançar no Programa de Prevenção ao Crime e à Violência no Estado, que desenvolvem em parceria com o Governo de Pernambuco, a partir da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD). O compromisso foi reforçado depois que Daphne Besen, do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), e Melina Risso, diretora do Instituto Igarapé, conheceram a metodologia e a rotina de gestão do Pacto pela Vida. A apresentação será feita pelos secretários Cloves Benevides (SPVD), Alexandre Rebêlo (Seplag) e Antonio de Pádua (SDS).

A sexta-feira foi dia de aprofundamento sobre as políticas e os programas desenvolvidos por Cloves Benevides. O resultado deste trabalho serve para enriquecer a parceria firmada entre as três agências das Nações Unidas e o Instituto Igarapé. A cooperação visa produzir informações qualificadas sobre os 74 territórios de vulnerabilidade social prioritários, mapeados pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas em conjunto com a Secretaria de Defesa Social e com a Secretaria de Planejamento e Gestão; desenvolver estratégias de integração da população mais vulnerável aos espaços urbanos; sistematizar a experiência dos programas do Estado, compartilhando os resultados obtidos como exemplos de boas práticas nacionais de prevenção social; desenvolver conhecimento e metodologias inovadoras; além de promover ações voltadas ao fortalecimento da prevenção social ao crime em Pernambuco, dando ênfase à promoção de ações intersetoriais de prevenção à violência.

O secretário Cloves Benevides classifica a reunião como fundamental. “O Pacto pela Vida é a grande plataforma de gestão e acompanhamento dos indicadores de Pernambuco, parte do pioneirismo do Estado nesta área. É a partir deste ferramental que estudamos como dar um passo além reforçando políticas antecipatórias, como forma de sufocar as atividades ilegais, no próprio território onde elas se apresentam”, diz, Cloves Benevides.

Os primeiros produtos desta parceria começam a ser entregues, como o mapeamento de dez práticas promissoras (nacionais e latino-americanas), com descrição metodológica detalhada. As práticas promissoras na prevenção à violência representam um dos 17 produtos que fazem parte da parceria firmada, que segue até julho de 2022.

COMENTÁRIOS