por Letícia Lima
Representantes da gestão municipal de Paulista, no Grande Recife, participaram da 1ª Conferência Internacional dos Guararapes, nessa quinta-feira (21), no Forte das Cinco Pontas, no Recife.
O objetivo foi a sinergia de negócios com representantes consulares de países europeus e asiáticos, visando a atração de investimentos estrangeiros para a cidade, além da geração de emprego e renda atrelada ao desenvolvimento sustentável e à economia verde do município.
Na ocasião, representando o município de Paulista, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Raimundo Lopes, ressaltou a importância de participar do evento.
“Os países desenvolvidos têm linhas de crédito para iniciativas que foquem o crescimento econômico com responsabilidade ambiental. Muitas empresas privadas desses países também desejam investir em locais que ofereçam segurança jurídica e que também possam realizar projetos de geração de energia limpa, como também onde a criação de tecnologia receba o incentivo. Isso significa geração de postos de trabalho e renda para o município”, afirmou o gestor.
O organizador do evento, cônsul honorário da República de Malta no estado, que também é representante do Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Internacionais e Diplomacia (IPERID), Thales Castro, destacou a relevância da participação de Paulista na conferência.
“Paulista tem 14 quilômetros de costa. Por ela passam duas estradas federais e quatro estaduais. Tem um sistema de licenciamento agilizado e uma mesa exclusiva de soluções para grandes empreendimentos. Isso faz desse município uma referência no Litoral Norte. A cidade é nosso objetivo para levar investimentos estrangeiros e assim desenvolver ainda mais a região e o Estado. Paulista vai receber operações de geração de energia limpa, além de empreendimentos que vão aproveitar toda sua riqueza de economia de serviços e, ainda mais, do seu turismo”, concluiu o cônsul.