Reunião Solene celebra 75 anos da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco

Reunião Solene celebra 75 anos da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco

A iniciativa da homenagem foi do deputado Henrique Queiroz Filho (PL)

Educação: Indicação de Joel da Harpa poderá criar auxílio internet para estudantes da rede pública
Deputada Alessandra Vieira apresenta projetos em defesa das mulheres
José Humberto Cavalcanti cobra disponibilidade de soro antiofídico em hospitais regionais

RECONHECIMENTO – Trabalho da entidade, que completou 10 anos, foi enaltecido pela deputada Simone Santana, que propôs a realização da cerimônia. Foto: Jarbas Araújo

A Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, que completou 75 anos em abril, recebeu homenagem da Assembleia Legislativa na noite desta terça (25). A entidade atua em defesa dos interesses de pequenos, médios e grandes produtores no Estado. A iniciativa da Reunião Solene foi do deputado Henrique Queiroz Filho (PR). A AFCP representa os associados nas negociações do setor, a fim de que os produtores recebam o preço justo pela cana-de-açúcar fornecida às unidades industriais, bem como busca manter uma relação equilibrada com as usinas.

“A força do agronegócio tem na produção e industrialização da cana-de-açúcar uma parcela fundamental no desenvolvimento da economia do Estado”, observou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), que coordenou a cerimônia. O parlamentar frisou que a entidade presta relevantes serviços aos cerca de sete mil associados. “Vale ressaltar que 92% dos filiados são pequenos produtores, ou seja, representam a base da agricultura familiar”, emendou.

Para Henrique Queiroz Filho, “é impossível dissociar a cana-de-açúcar da história do Brasil e, especialmente, de Pernambuco”. O deputado lembrou que o cultivo da planta continua sendo de extrema relevância para o País, que é o maior produtor mundial. “O setor sucroalcooleiro permanece estratégico para o Estado, pois a cana representa o nosso mais importante e explorado produto agrícola”, destacou, elogiando o trabalho realizado pela associação ao longo destes 75 anos.

O presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima, recebeu uma placa comemorativa da Assembleia e agradeceu o reconhecimento da Casa de Joaquim Nabuco. “A entidade busca uma melhor sustentabilidade de empregos no nosso Estado, e o setor da cana ainda é o que mais emprega em Pernambuco”, disse, ressaltando a luta por políticas públicas que resultaram em assistência técnica, médica e jurídica aos associados, o que faz, segundo ele, com que a classe continue a ter importância na economia do Estado.

A solenidade também contou com homenagem a Ofélia Santos Carvalho, que ganhou uma placa comemorativa pelos 43 anos de atuação como secretária da AFCP. O Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Assembleia, apresentou-se durante a reunião.

Com informações da ALEPE

COMMENTS