São José – Sema e ICMBIO fazem vistoria na zona de visitação da Prainha

São José – Sema e ICMBIO fazem vistoria na zona de visitação da Prainha

Com o objetivo de dar início ao processo de microordenamento e regularização das atividades comerciais na área da prainha, que foi estabelecida como Zona de Visitação pelo Plano de Manejo da APA Costa dos Corais, funcionários da Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMA) e de Turismo e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) realizaram uma vistoria no local. A APA (Área de Proteção Ambiental) foi criada em 1997 como um dos principais objetivos de proteger os recifes de corais com toda a fauna e flora associada, também faz parte de seus objetivos o ordenamento das atividades comerciais. Nesse sentido, foi criada em 2013, com a publicação do Plano de Manejo da APA Costa dos Corais, a Zona de Visitação de São José da Coroa Grande, com os seguintes objetivos:   ○ Preservar as características naturais do ambiente marinho de recife de coral, onde estão inseridas as piscinas naturais; ○ Preservar as espécies da fauna e flora marinha associadas ao ambiente de recife de coral; ○ Recuperar as áreas recifais degradadas ao longo dos anos pelas atividades turísticas e de pesca; ○ Manter a integridade do atrativo natural que as piscinas naturais representam para os municípios; ○ Ordenar o uso da área pública onde estão inseridas as piscinas naturais; e possibilitar o desenvolvimento de pesquisa científica e programas de educação ambiental. O papel do ICMBIO, como gestor das Unidades de Conservação Federais, é garantir um turismo responsável na busca da conservação ambiental e qualidade da atividade turística de acordo com as características e potencialidades do ambiente, promovendo a sustentabilidade da atividade, no caso os recifes de coral. Apesar da criação da ZV (Zona de Visitação) de São José, ainda há muito o que se fazer para garantir esses objetivos. Regulamentação da visitação: necessidade de estabelecer regras especificas da piscina natural da prainha, como números balizadores de visitantes. E isso será feito através de publicação de documento pelo Presidente do ICMBio e publicado no DOU da União. "Para garantir a segurança e a qualidade do passeio é necessário estabelecer normas locais de fundeio e outros detalhes. E microordenamente é definido pelo chefe da APA Costa dos Corais, após ouvir os atores locais e a Marinha. Parece que o município já início o processo, que deverá ser concluido com o apoio do COMDEMA." - disse o analista ambiental do ICMBio, Eduardo Almeida. Fonte: SEMA e ASCOM

Com o objetivo de dar início ao processo de microordenamento e regularização das atividades comerciais na área da prainha, que foi estabelecida como Zona de Visitação pelo Plano de Manejo da APA Costa dos Corais, funcionários da Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMA) e de Turismo e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) realizaram uma vistoria no local.

A APA (Área de Proteção Ambiental) foi criada em 1997 como um dos principais objetivos de proteger os recifes de corais com toda a fauna e flora associada, também faz parte de seus objetivos o ordenamento das atividades comerciais. Nesse sentido, foi criada em 2013, com a publicação do Plano de Manejo da APA Costa dos Corais, a Zona de Visitação de São José da Coroa Grande, com os seguintes objetivos:

 

○ Preservar as características naturais do ambiente marinho de recife de coral, onde estão
inseridas as piscinas naturais;

○ Preservar as espécies da fauna e flora marinha associadas ao ambiente de recife de coral;

○ Recuperar as áreas recifais degradadas ao longo dos anos pelas atividades turísticas e de pesca;

○ Manter a integridade do atrativo natural que as piscinas naturais representam para os
municípios;

○ Ordenar o uso da área pública onde estão inseridas as piscinas naturais; e possibilitar o desenvolvimento de pesquisa científica e programas de educação ambiental.

O papel do ICMBIO, como gestor das Unidades de Conservação Federais, é garantir um turismo responsável na busca da conservação ambiental e qualidade da atividade turística de acordo com as características e potencialidades do ambiente, promovendo a sustentabilidade da atividade, no caso os recifes de coral.

Apesar da criação da ZV (Zona de Visitação) de São José, ainda há muito o que se fazer para garantir esses objetivos.
Regulamentação da visitação: necessidade de estabelecer regras especificas da piscina natural da prainha, como números balizadores de visitantes. E isso será feito através de publicação de documento pelo Presidente do ICMBio e publicado no DOU da União.

“Para garantir a segurança e a qualidade do passeio é necessário estabelecer normas locais de fundeio e outros detalhes. E microordenamente é definido pelo chefe da APA Costa dos Corais, após ouvir os atores locais e a Marinha. Parece que o município já início o processo, que deverá ser concluido com o apoio do COMDEMA.” – disse o analista ambiental do ICMBio, Eduardo Almeida.

Fonte: SEMA e ASCOM

COMENTÁRIOS