Saúde do Homem: Prefeitura do Paudalho promove ações em alusão ao Novembro Azul

Saiba mais informações clicando no link

Prefeitura do Paudalho

Em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata, a Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove entre esta terça (22) e quarta-feira (23) ações relacionadas à saúde do homem.

Durante o evento, a partir das 8h, no Centro de Especialidades Médicas e Laboratório anexo ao Hospital Municipal de Paudalho, serão realizados exames PSA e ultrassonografia da próstata para homens com idade acima de 50 anos.

Ainda de acordo com a pasta, todas as unidades de saúde do município estão fazendo atividades em alusão ao Novembro Azul.

“Ressaltamos a importância dos homens comparecerem para fazer os exames preventivos e os resultados serão avaliado pelo seu médico (a) da Unidade Básica, que em casos de necessidade encaminhará para o especialista. Essa é uma ação de prevenção para homens acima de 50 anos e contamos com uma maior participação nestes dois dias e também podem procurar as nossas unidades básicas todos os dias”, afirmou Lúcia Matias, secretária de saúde de Paudalho.

Saiba mais:

PSA é o exame utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas. Também é feito em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer.

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma glicoproteína produzida primariamente pelas células epiteliais da próstata, secretada no líquido seminal, onde permanece em concentrações elevadas, e em menores concentrações no soro de homens normais. Isso quer dizer que é normal que todos os homens tenham PSA no sangue desde que em níveis baixos.

Quem deve fazer:

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para avaliação individualizada do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.

A periodicidade do exame de PSA vai depender dos valores encontrados e deverá ser indicado pelo seu médico.

COMENTÁRIOS