por Letícia Lima
Planos de ação, acolhimento, capacitações e melhorias no atendimento às mulheres vítimas de violência foram alguns dos temas discutidos nesta reunião de integração. Antecedendo o Dia Nacional da Luta Contra a Violência à Mulher, a Secretaria de Defesa Social (SDS), através da chefe da Polícia Civil do Estado, Simone Aguiar, e a secretária da mulher, Mariana Melo, traçaram diretrizes do plano de ação que acontecerá ainda neste mês de outubro.
No próximo dia 27, o auditório da SDS receberá policiais civis e militares para um dia de aprimoramento no atendimento humanizado e acolhedor às mulheres vítimas de violência doméstica ou de gênero.
Presente nas principais demandas solicitadas durante as escutas populares do Ouvir Para Mudar, que percorreu todo o Estado no mês de setembro, a integração também quer dar voz ao cidadão.
“Poder colocar em prática ações que contemplem o que nos foi tão pedido sobre acolhimento e capacitação, é uma grande oportunidade de contribuir para esta problemática que atinge tantas mulheres do nosso Estado”, pontua a secretária Mariana.
Atender bem não só as mulheres em Delegacias Especializadas da Mulher, como também em qualquer delegacia do Estado, é um dos propósitos da SDS. Ao realizar essas capacitações que visam aprimorar o atendimento em ocorrências e nas delegacias, é um passo importante para o acolhimento às vítimas.
“Essa integração é importante não só para a nossa Corporação, mas, principalmente, para as mulheres pernambucanas que vão receber um atendimento cada vez melhor em nossas delegacias. Esse é um compromisso nosso: acolher melhor as mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero”, enfatiza a chefe da PCPE.