Secretaria Nacional da Mulher da UNALE reúne legisladoras de todo país na Arena PE

Secretaria Nacional da Mulher da UNALE reúne legisladoras de todo país na Arena PE

Delegada Gleide Ângelo
Acontece, no próximo dia 09 de novembro, no Centro de Convenções da Arena Pernambuco, o 
1º Simpósio Nacional das Legisladoras da UNALE – evento que vai reunir mulheres ocupantes de espaços de poder de todo país. Assim, estão entre as convidadas mulheres do Poder Legislativo Municipal, Estadual e Federal, Secretárias de Estados e Municípios, coordenadoras, representantes dos órgãos operativos de segurança pública, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Organizações Não Governamentais e colaboradoras da política para mulheres.

A iniciativa foi gerida pela Secretária da Mulher da UNALE, a deputada estadual reeleita Delegada Gleide Ângelo, que é co-autora do Estatuto da Mulher Parlamentar e Ocupante de Cargo ou Emprego Público de Pernambuco, que enxergou na Conferência a oportunidade ímpar para a construção de um painel sobre as conquistas e os obstáculos ainda enfrentados pelas mulheres ocupantes de cargos públicos. 

“Vivemos num país onde ainda há um abismo para a execução e estabilização de políticas públicas capazes de resguardar os direitos das mulheres. E isso é um reflexo de uma estrutura política machista; nossa política institucional ainda é, majoritariamente, ocupada por homens”, pontua a Delegada, frisando ainda que os resultados das últimas eleições reiteram esse cenário. “Mais do que olharmos para os números dessas eleições, precisamos dialogar sobre a representatividade de gênero em termos de ações”, pondera. 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições de 2022, quase 10 mil mulheres se candidataram aos cargos disponíveis, incluindo para posições de suplentes, mas somente 302 foram eleitas – o equivalente a quase 3,1%. “Esta é a oportunidade ideal para alinharmos agendas e discussões a fim de construirmos ações mais efetivas para as mulheres de todo país”, conclui. 

INSCRIÇÕES — As inscrições para o 1º Simpósio Nacional das Legisladoras da UNALE são obrigatórias para participação online ou presencial devem ser feitas através do site: http://unale2022.com.br  

Já para a participar diretamente do Simpósio, segue o link: https://forms.gle/4spRg1cw2dF8L6zj7

COMENTÁRIOS