Líder do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Sileno Guedes acompanhou, nesta quarta-feira (11), a agenda do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB). O parlamentar esteve na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, e no Compaz Eduardo Campos, no Recife, exemplo de fábrica de cidadania que será levado para todo o Brasil. Ao todo, mais de R$ 160 milhões em recursos federais foram anunciados, por meio de diversas iniciativas, entre elas, o Plano de Ação na Segurança (PAS) e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II).
Os investimentos preveem o fortalecimento da Polícia Federal, com a implantação da nova sede local da corporação no Recife e de um posto avançado em Fernando de Noronha, além de novas viaturas para o sistema penitenciário estadual, entregues simbolicamente hoje. Ainda estão no pacote a implantação de uma Casa da Mulher Brasileira no Recife, recursos para o Programa Nacional de Segurança nas Escolas e repasses para fortalecer a prevenção às drogas. Já no Compaz, ao lado do prefeito João Campos (PSB), Dino dialogou com educadores e usuários do espaço e confirmou a nacionalização do modelo.
Para Sileno, a visita foi positiva por demonstrar a disposição do governo de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) em contribuir com Pernambuco. “Vale destacar que esse montante de recursos para a segurança tem procedência federal. A gente espera que o Governo do Estado também possa se mobilizar, lançando o seu próprio programa de segurança, que já está com dez meses de atraso. Torcemos por acertos, pois, quando a gestão acerta, a população é a grande beneficiada”, avaliou o deputado.