Sileno participa do Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social

Saiba mais informações clicando no link

Deputado estadual Sileno Guedes (PSB) - Foto: Wesley D’Almeida

Deputado estadual Sileno Guedes (PSB) – Foto: Wesley D’Almeida

O deputado Sileno Guedes (PSB) participou, nesta quinta (13), da abertura do Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Pernambuco, realizado no Recife. Durante o evento, o parlamentar reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), uma das principais bandeiras de seu mandato. O encontro foi promovido pelo Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social de Pernambuco (Coegemas-PE).

Sileno lembrou que, entre 2019 e 2022, quando foi secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, vivenciou um tempo de cortes de recursos federais e muitas dificuldades para manter os serviços socioassistenciais. “Na época, nos encontramos com o então ministro responsável por essa área em uma reunião de apenas 20 minutos em que foi dito que o controle social era coisa do passado e que não haveria conferência naquele ano. Saímos de lá muito preocupados e, em todos os anos seguintes, tivemos um papel de resistência. Hoje é diferente: podemos falar da reconstrução do SUAS”, afirmou.

Deputado estadual Sileno Guedes (PSB) - Foto: Wesley D’Almeida

Deputado estadual Sileno Guedes (PSB) – Foto: Wesley D’Almeida

O deputado ainda reforçou para um público de cerca de 170 gestores municipais que é vice-presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e que está com seu mandato à disposição para continuar fortalecendo a luta em defesa do SUAS, agora no espaço legislativo.

Além de Sileno, estiveram na mesa de abertura o presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Elias de Souza, a presidente do Coegemas-PE, Ana Rita Suassuna, a secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco, Carolina Cabral, a prefeita de Surubim e representante da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Ana Célia Farias, e o membro do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) Edson Lima. O evento também contou com a presença da ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Márcia Lopes, que participou como palestrante.

COMENTÁRIOS