Simão Durando lança programa Operação Drenagem em Petrolina

Saiba mais informações clicando no link

Prefeito Simão Durando Prefeitura de Petrolina

Fotos: Erlan Alexandre

Nesta terça-feira (14), o prefeito de Petrolina, Simão Durando, lançou um novo programa para minimizar os alagamentos na cidade. Intitulada “Operação Drenagem”, a iniciativa contemplará um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo na rede de micro e macrodrenagem (canais, canaletas e galerias). As atividades foram iniciadas com as intervenções nos bairros São Joaquim e Dom Malan.

Além dos serviços de limpeza e manutenção, estão previstas obras para criar ou melhorar o sistema de drenagem em pontos críticos de alagamentos. No São Joaquim, por exemplo, foi iniciada a ampliação da tubulação e a implantação de uma nova bomba para a drenagem da água da lagoa.

_“No ano passado, Petrolina sofreu o impacto de um volume de chuvas muito forte, causando alagamentos em algumas regiões. Esse desafio requer muito planejamento e ações de manutenção, mas também obras para estruturar áreas críticas. A Operação Drenagem é um marco desse trabalho, será o maior investimento já realizado em Petrolina para a questão da drenagem das águas. Estamos criando soluções antecipadas para quando vierem as chuvas, os transtornos sejam menores”_, explica o prefeito Simão que acompanhou de forma presencial as ações desta terça-feira (14).

Somente neste mês de fevereiro, a previsão é que sete canais recebam a intervenção. As equipes da Operação Drenagem atuarão nos bairros: Dom Avelar; Dom Malan; Antônio Cassimiro; Caminho do Sol; N-04; Vivendas e Fernando Idalino.

*Plano de macrodrenagem:* Outra iniciativa de impacto para o tema é o Plano Diretor de Macrodrenagem. O estudo, em fase final, tem o objetivo de diagnosticar toda a infraestrutura de escoamento de águas das chuvas da cidade para, em seguida, definir soluções de engenharia, ambientais e de prevenção para minimizar os transtornos das chuvas na cidade sertaneja. A análise técnica adverte também sobre áreas de risco que foram ocupadas nos últimos anos, que causaram pontos críticos de alagamento, além de traçar diretrizes para a realização de obras civis (residenciais, condomínios, etc), levando em conta a drenagem.

“O plano vai apontar todas as áreas críticas que se formaram nas últimas décadas e quais os projetos de correção mais prioritários. Esse estudo teve um grande investimento, mas é necessário para preparar a cidade que não para de crescer e junto com isso surgem desafios urbanos como a drenagem”, justificou o prefeito.

COMENTÁRIOS