SINDICONTAS defende perfil técnico para vaga que vai abrir no Conselho do TCE-PE

Espaço será aberto em julho deste ano com a aposentadoria compulsória da conselheira Teresa Dueire

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

Resposta do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado (SINDICONTAS-PE):

Em resposta à coluna “RADAR POLÍTICO (27/03) – Quem vai ganhar a disputa para a vaga no Tribunal de Contas do Estado”, publicada neste conceituado blog, defendemos que:

A ESCOLHA DA VAGA DO TRIBUNAL DE CONTAS DEVE SER TÉCNICA

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado, Sindicontas-PE, vem se posicionar sobre a vaga de Conselheiro que surgirá no mês de julho deste ano. Surgem especulações de que há disputa entre deputados pela referida vaga.

Vale salientar que a Constituição Federal (parágrafos 1° e 2º do art. 73) e a Constituição do Estado de Pernambuco (parágrafos 1° e 2° do art. 32) definem os requisitos necessários para a ocupação da vaga, sendo ela indiscutivelmente de indicação do Poder Legislativo Estadual, mas não sendo obrigatória a indicação de um deputado, muito menos da forma que tem sido noticiada na imprensa, sem observância do perfil necessário que deve ter um julgador e os critérios Constitucionais definidos.

Esta entidade representativa não tem veto a nomes, inclusive do Poder Legislativo, porém entende que a escolha não deve ser discutida sem observar o perfil do cargo e a necessidade de atender os requisitos legais.

O Sindicontas-PE reafirma a defesa de um Controle Externo independente e forte, com respeito aos Poderes Constituídos, mas pronto para cumprir sua função Constitucional de fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos de forma impessoal e buscando atender às necessidades da população com políticas públicas eficazes que garantam a prestação de serviço com eficiência, eficácia e demais princípios contidos nas Constituições Federal e Estadual.

Vale ressaltar que o posicionamento do Sindicontas-PE não é relativo a nomes específicos de um ou outro deputado, inclusive o Sindicato busca diálogo constante com as diversas instituições que prestam serviço à população, entre elas a Alepe. O que o Sindicato defende é que a indicação para vaga de Conselheiro seja técnica e não política.

COMENTÁRIOS