conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

MAUS-TRATOS

SOS Animal: Prefeitura do Recife lança plataforma para denúncia 24 horas

Foto: Wesley D’Almeida

O crime de maus-tratos pode se manifestar de diversas formas, incluindo agressão física e negligência com o bem-estar animal. Denunciar tais situações é essencial para fazer valer leis como a de Crimes Ambientais e auxiliar as autoridades e órgãos responsáveis pela proteção animal a salvar essas vidas. Para fortalecer o papel da sociedade civil nessa luta, a Prefeitura do Recife lançou a plataforma SOS Animal, por meio da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA).

A mais recente atualização do Conecta Recife possibilita que a população envie denúncias a qualquer momento e de qualquer lugar da cidade, ampliando assim as ações de fiscalização e cobrança da aplicação das sanções previstas pela Lei Sansão e outras normas municipais ou estaduais relacionadas aos direitos dos animais. A SEDA coordena a fiscalização e as denúncias, atuando de maneira educativa para orientar tutores e protetores sobre seus deveres, bem como para garantir os direitos dos animais em relação à saúde e ao bem-estar.

Segundo a secretária dos Direitos dos Animais do Recife, Andreza Romero, “o recurso impede que atrocidades contra os animais sejam cometidas. Lá o cidadão pode detalhar o que está acontecendo sem medo e com sua identidade protegida. Consegue mandar fotos e vídeos que detalhem a situação e indicar o endereço do criminoso ou de onde o crime vem sendo cometido, para que as providências legais sejam tomadas.”

A plataforma SOS Animal pode ser acessada por meio do Conecta Recife, do site https://sosanimal.recife.pe.gov.br/ ou pelo botão de denúncia no site da SEDA. Ao seguir um roteiro estabelecido pela central de fiscalização do órgão, a denúncia é encaminhada à equipe de fiscalização, que se desloca até o local para averiguação. Denúncias de outros municípios ou anônimas não são aceitas.

Nos últimos anos, a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma) registrou mais de 100 casos por mês de maus-tratos a animais em Pernambuco. No entanto, esse número ainda é subnotificado.

Andreza enfatiza: “A plataforma possibilita a ampliação do número de denunciantes e acelera a apuração dos casos, por causa da velocidade e praticidade dos registros. É uma ferramenta importantíssima para que sigamos no combate à prática de maus-tratos aos nossos animais.”

Anteriormente, as denúncias podiam ser feitas de segunda a sexta-feira, por meio da central telefônica da secretaria, presencialmente ou pelo telefone e site da Ouvidoria da Prefeitura. Agora, qualquer cidadão recifense pode registrar denúncias de forma prática e rápida. Os dados do denunciante serão mantidos em sigilo. Após o registro do caso, a Central de Atendimento da SEDA encaminhará à equipe de fiscalização, que irá até o local para averiguar. Após as ações, a pessoa que realizou a denúncia receberá um retorno com os encaminhamentos do caso, seja por ligação ou mensagem de WhatsApp. Caso seja constatada situação de maus-tratos, a Secretaria encaminhará o caso para a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente.

Leticia Lima

Jornalista diplomada pela Uninassau

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.