Transporte Público da Região Metropolitana do Recife na mira da Assembleia Legislativa

Transporte Público da Região Metropolitana do Recife na mira da Assembleia Legislativa

Nesta quarta-feira (05) a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, em nome do deputado William Brigido (PRB/PE) realiza uma Audiência Pública sobre a transparência do sistema de transporte público da Região Metropolitana. De acordo com o deputado Brigido, “é impressionante como o serviço oferecido à população ainda está longe do ideal.” Segundo os números do Grande Recife Consórcio de Transporte, empresa responsável pelo gerenciamento do transporte por ônibus na Região Metropolitana do Recife, são quase dois milhões de passageiros que dependem do ônibus. São mais de 2.700 coletivos, em 400 linhas que circulam todos os dias. 25 mil viagens diárias. 26 terminais de integração. “E a maior parte desses passageiros passa um sacrifício enorme para andar de ônibus. As filas são intermináveis, os ônibus estão lotados nos horários de pico, o calor é terrível, o tempo de espera nas paradas é alto demais. Em percursos pequenos, a viagem chega a durar duas, três horas”, avalia o deputado. A audiência será nesta quarta, às 9h da manhã, no auditório Sérgio Guerra. Algumas autoridades que confirmaram presença: Luiz Fernando Bandeira de Mello (Presidente da Urbana PE);Erivaldo Coutinho (Diretor-Presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte); Humberto Graça (Promotor de Justiça de Transporte);Márcio Moraes (Conselho Superior de Transporte Metropolitano); Renildo Accioly (Presidente da Federação de Usuários de Transporte Público de PE); Marcelo Bruto (Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação PE).

Nesta quarta-feira (05) a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, em nome do deputado William Brigido (PRB/PE) realiza uma Audiência Pública sobre a transparência do sistema de transporte público da Região Metropolitana.

De acordo com o deputado Brigido, “é impressionante como o serviço oferecido à população ainda está longe do ideal.” Segundo os números do Grande Recife Consórcio de Transporte, empresa responsável pelo gerenciamento do transporte por ônibus na Região Metropolitana do Recife, são quase dois milhões de passageiros que dependem do ônibus. São mais de 2.700 coletivos, em 400 linhas que circulam todos os dias. 25 mil viagens diárias. 26 terminais de integração. “E a maior parte desses passageiros passa um sacrifício enorme para andar de ônibus. As filas são intermináveis, os ônibus estão lotados nos horários de pico, o calor é terrível, o tempo de espera nas paradas é alto demais. Em percursos pequenos, a viagem chega a durar duas, três horas”, avalia o deputado.

A audiência será nesta quarta, às 9h da manhã, no auditório Sérgio Guerra. Algumas autoridades que confirmaram presença: Luiz Fernando Bandeira de Mello (Presidente da Urbana PE);Erivaldo Coutinho (Diretor-Presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte); Humberto Graça (Promotor de Justiça de Transporte);Márcio Moraes (Conselho Superior de Transporte Metropolitano); Renildo Accioly (Presidente da Federação de Usuários de Transporte Público de PE); Marcelo Bruto (Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação PE).

COMENTÁRIOS