conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

MOBILIDADE

Transporte público do Recife é tema de audiência na Câmara

Foto: Divulgação

Uma audiência pública para discutir questões referentes ao transporte público do Recife foi realizada na Casa de José Mariano, nessa quarta-feira (8). A iniciativa foi promovida pela vereadora Aline Mariano (PP).

Usuários do sistema, poder público, vereadores e sociedade civil tiveram a oportunidade de debater o tema no plenarinho. “Nosso objetivo, aqui, é o de contribuir. É inadmissível cobrar tarifas abusivas com um serviço de péssima qualidade”, enfatizou a parlamentar.

Ao dar início à audiência pública, Aline Mariano recordou que fez uma visita à Estação Joana Bezerra para observar a movimentação do sistema de transporte público e lamentou a situação no local.

“A última fiscalização in loco que fizemos nos terminais integrados de ônibus e metrô, há pouco mais de dois meses, foi em um dia de semana mostrando a realidade de quem precisa usar os modais de transporte, na estação Joana Bezerra. E confesso a todos vocês que, durante todo esse tempo que tenho na Câmara Municipal do Recife, essa última fiscalização que fizemos foi uma das mais chocantes.  Além de encontrar o metrô sucateado, vimos muitos vagões sem ar-condicionado, painéis eletrônicos quebrados, elevadores de acessibilidade sem funcionar e superlotação. Também pudemos registrar, em vídeo,  a falta de respeito aos cidadãos. A palavra é humilhação”.

A parlamentar também citou problemas encontrados pelos profissionais que trabalham no sistema de transporte público e citou dados de um relatório.

“Motoristas fazendo a dupla função de ter que dirigir em suas grandes jornadas e fazer a função que antes era do cobrador profissional; rodoviários que sofrem assédio de passageiros e que vivem sob o medo de assaltos constantes; mulheres submetidas ao assédio em coletivos lotados; trânsito caótico com calor e estresse excessivos. O Relatório Global sobre Transporte Público, realizado pela empresa Moovit, apresentou uma análise dos problemas enfrentados pelos passageiros de transporte público nas principais cidades do mundo. Segundo a pesquisa, os usuários de transporte público do Recife têm que esperar, em média, 27 minutos para começar a viagem. Considerando o cenário nacional, Recife é a cidade no Brasil em que os passageiros esperam o ônibus ou metrô por mais tempo”.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

Destaque

O município de Serra Talhada foi classificado como uma das 10 cidades mais competitivas do Nordeste, segundo avaliação do Centro de Liderança Pública (CLP),...

FESTA DO MOMO

Já escutamos os sinais do Carnaval! A Prefeitura do Recife anunciou diversos serviços e novidades para o Carnaval 2024. Em coletiva realizada na manhã...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.