Após duas décadas partindo do bairro de São José, no Recife, o tradicional Trem do Forró terá um novo local de concentração e embarque em 2025. A mudança foi anunciada nesta segunda-feira (26) pela Serrambi Turismo, empresa responsável pela organização do passeio.
Na 35ª edição do evento, os forrozeiros vão embarcar na Estação Shopping do metrô, em Boa Viagem. De lá, o trem seguirá com destino ao Cabo de Santo Agostinho, mantendo a animação característica do passeio junino sobre trilhos. A nova localização também contará com a já tradicional estrutura de recepção, garantindo o clima de esquenta antes da viagem.
O Trem do Forró é um dos ícones do calendário junino pernambucano, reunindo turistas e moradores em vagões animados por trios de forró pé de serra, em uma celebração que resgata as raízes culturais nordestinas.
“A mudança foi motivada por questões de segurança, devido à depredação da linha férrea provocada por uma ocupação irregular em um trecho da Avenida Sul, na altura do bairro de São José. Durante a inspeção de segurança, observamos que as construções avançaram em direção aos trilhos, o que impede a passagem do trem. Para garantir a integridade do percurso e o conforto dos passageiros, juntamente com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), nós decidimos transferir o ponto de concentração”, explica Anderson Pacheco, idealizador do Trem do Forró.
Esta temporada, além de comemorar os 35 anos do Trem, também celebra 25 anos de parceria com a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. Ao todo, serão sete viagens (07, 08, 14, 15, 21, 22 e 28 de junho). Deste total, três datas estão com os ingressos esgotados: 07, 14 e 21. Com partida no Recife, o trem segue até o Cabo, em um percurso de aproximadamente 70 km (ida e volta) embalado por muito xote, baião, xaxado e forró pé-de-serra. O ingresso custa R$220 (valor único) e está disponível por meio do site da atração (www.tremdoforro.com.br) e nos quiosques do Ticket Folia nos Shoppings Boa Vista e Riomar.
“O Trem do Forró é parte do calendário junino de Pernambuco e atrai um público fiel a cada edição. A demanda por ingressos para a 35ª temporada está alta, e esperamos ocupação máxima em todas as sete viagens. A experiência a bordo promete muita animação”, afirma Pacheco.
Os kits são compostos por pulseira e camisa e dão direito a experiência completa, incluindo parada para festa na cidade do Cabo. Em cada vagão, trios de forró pé-de-serra animam os passageiros que ainda contam com um bar vendendo bebidas. Na chegada ao Cabo, o público é recepcionado por quadrilha junina e conduzido para o Pátio de Lazer, localizado ao lado da Estação Central. No local os passageiros podem apreciar o que a gastronomia junina de Pernambuco tem de melhor e se divertir com apresentações culturais. Os forrozeiros seguem em ritmo de festa na volta para o Recife.
Além das vendas individuais, a organização do Trem do Forró possui pacotes especiais para grupos turísticos e empresas, que aproveitam a atração para realização de festas corporativas, confraternizações e campanhas de incentivo. O passeio é promovido pela Serrambi Turismo em parceria com o setor público e privado. O evento recebe passageiros de todo Brasil, sendo 30% formado por turistas de várias partes do país. Os grupos mais tradicionais são da Bahia, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. A demanda de público gera, aproximadamente, 150 empregos diretos e 100 indiretos, além de movimentar aproximadamente 600 mil reais na economia do Cabo de Santo de Agostinho e R$3 milhões no Recife.
























