A disputa pela prefeitura da capital pernambucana segue a todo vapor. Túlio Gadêlha se lançou oficialmente como pré-candidato à Prefeitura do Recife. O anúncio foi feito na manhã do último sábado (2) em um evento da Rede Sustentabilidade, e contou com a presença de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente
Túlio, que é deputado federal, passou 10 anos no PDT, onde chegou a se lançar como pré-candidato à mesma prefeitura em 2020, mas teve sua candidatura rifada em troca do apoio da sigla ao atual gestor, João Campos. A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, é do PDT.
Em 2022, o parlamentar foi para Rede de Marina. Mas parece que, nesta eleição, ele terá apoio da antiga legenda. Essa foi a promessa do presidente nacional do partido, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, que participou do evento de lançamento com uma mensagem em vídeo, onde destacou as qualidades de Gadêlha. Marina Silva salientou a importância da candidatura de Gadêlha à prefeitura.
Caso essa aliança seja confirmada, marcaria um possível rompimento de PSB e PDT na capital.
“Você deve ser o candidato a prefeito mais capacitado de todas as capitais do Brasil. Tem história, compromisso popular e amor aos pobres. Estarei em Recife em breve para anunciar o apoio do PDT ao teu nome”, disse Lupi.
Vale lembrar que, pela federação, há ainda o PSOL, que no Recife já lançou o nome da deputada estadual Dani Portela como pré-candidata.
“A gente precisa escutar as pessoas, fortalecer os conselhos de participação: de meio ambiente, de saúde, de educação, de mobilidade, de política para as mulheres, de juventude. O desafio é muito grande, é recuperar a capacidade do recifense de ajudar a pensar numa cidade e de construir junto com esse povo”, disse o pré-candidato.