conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

TURISMO

Turismo de Pernambuco realiza 68ª reunião do Contur-PE, a última do ano

Daniel CoelhoA gestão terminou o ano apresentando um balanço de ações e comemorando os bons resultados do setor em 2023.

Nesta quarta-feira (13), a administração estadual do Turismo de Pernambuco realizou sua 68ª reunião do Contur-PE (Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco). O último encontro do ano ocorreu no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, um dia após a inauguração da nova área do terminal aéreo. Durante o evento trimestral, liderado pelo secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, os gestores fizeram um balanço dos resultados alcançados pelo turismo em 2023. O presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo, e outros membros do conselho estadual, compostos por representantes do setor e do segmento produtivo do turismo, também participaram. Nesta edição, também participou Marcelo Bento, Diretor de Relações Institucionais da Aena, empresa que administra o Aeroporto Internacional dos Guararapes.

Para o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, a reunião é a culminância de um ano com boas realizações para o setor. “Apresentamos os excelentes números do turismo ao longo do ano. O aumento da movimentação aérea, ocupação da hotelaria e a conectividade do Recife. A gente também aproveitou para poder mostrar a conectividade aérea, os novos voos que estão chegando. A sensação que fica é de missão cumprida pelo trade, pelo Governo do Estado, por todos os parceiros aqui presentes. Com certeza a gente não fala mais em recuperação do turismo. A gente já fala no crescimento do turismo pernambucano, que é um dos estados do Nordeste que mais se destaca, exatamente pelos avanços ao longo do ano de 2023”, avaliou.

Daniel Coelho também comentou sobre a expectativa do turismo após a inauguração da nova área do Aeroporto do Recife. “A ampliação consolida Pernambuco como o maior hub de turismo e negócios do nordeste, e um dos maiores do Brasil. O Estado prevê um crescimento de 20,2% do turismo na alta temporada em comparação ao ano passado. O prognóstico é de uma receita de R$ 2,4 bilhões, um aumento de R$ 400 milhões em relação à temporada de 2022-2023. Pernambuco está na moda, superando todas as expectativas e indicando um potencial de crescimento muito maior”, declarou.

Eduardo Loyo, presidente da Empetur, comemorou os resultados do turismo. “Na última reunião do ano, nós apresentamos alguns números de 2023. Fizemos uma retrospectiva e mostramos as nossas perspectivas para o ano que vem. Este ano foi muito bom e 2024 vai ter muito mais trabalho, com muito mais conquistas para todo o setor do turismo”, disse Loyo. A Empetur fez um resumo das campanhas de publicidade e marketing lançadas durante o ano, como a do Carnaval, São João, Rota do Frio, e a de verão.

O diretor de Relações Institucionais da Aena, Marcelo Bento, aproveitou o encontro para apresentar os resultados das obras no Aeroporto Internacional dos Guararapes. “Hoje nós tivemos uma reunião do Contur e, para nós, da Aena, foi um encontro especial. Já no auditório novo do aeroporto, onde a gente pôde mostrar tudo o que foi feito nos últimos dois anos, que a gente agora entrega ao povo de Pernambuco e do Recife”, celebrou.

Câmaras Temáticas

A Câmara Temática do Turismo de Aventura analisa, estuda e apresenta sugestões sobre assuntos específicos para o segmento no Estado. Para 2024, foi definido um plano de trabalho para a realização de 10 seminários de qualificação com foco na segurança. A meta é atingir 150 empreendimentos de turismo de aventura inicialmente.

A Câmara do Turismo Religioso constrói políticas públicas dentro do escopo dos destinos de aventura, como a estruturação de trilhas e apoio às gestões municipais e cadeias produtivas ligadas a esse segmento no Estado. As Câmaras Temáticas se reúnem periodicamente, sendo parte do escopo do Conselho Estadual de Turismo. Os caminhos de Dom Helder e de Frei Damião estão na rota das políticas públicas, bem como o mapeamento dos santuários. A câmara também deverá trabalhar na identificação de aldeias para visitação turística nas etnias Kapinawá (Buíque), Fulni-ô (Águas Belas), Xukuru (Ororubá e Cimbres), Pankararu (Tacaratu/Petrolândia/Jatobá) e Kambiwá (Ibimirim/Inajá/Floresta).

Marketing

Pernambuco se fez presente em oito países em 2023, sendo três deles na Europa e os demais nas Américas: Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Panamá, Paraguai, Portugal e Uruguai. No mercado nacional, todas as regiões do país foram visitadas, totalizando 13 estados contemplados. Durante o ano foram capacitados mais de 11.000 profissionais do setor para conhecerem e ofertarem Pernambuco como destino turístico através de parcerias com Operadoras de Turismo, agências, agências de viagem on-line (OTAs) e turismo receptivo (incoming).

Aeroporto dos Guararapes

Além da reforma inaugurada ontem, a Aena prometeu para o futuro outras mudanças no Aeroporto dos Guararapes. A empresa quer a recuperação paisagística da Praça Ministro Salgado Filho, que fica em frente ao terminal aéreo, de acordo com projeto original de Burle Marx. Outra promessa é a requalificação paisagística da Avenida Mascarenhas de Morais, incluindo arborização, na frente do aeroporto. Melhorias no trânsito, implantando sinalização inteligente e outras intervenções. Reconstrução das calçadas na frente do aeroporto. A Aena também se comprometeu a preservar, restaurar e exibir os painéis de Lula Cardoso Ayres que estão na estrutura do aeroporto.

Contur-PE

O Contur-PE é um órgão colegiado, de assessoramento superior, de caráter consultivo. Tem por finalidade propor diretrizes e soluções para o desenvolvimento do turismo em Pernambuco. Participaram do conselho representantes de toda a rede turística do Estado, como: Sebrae, Fecomércio, Banco do Brasil, Recife Convention Bureau, Ubrafe, ABIH-PE, ABAV-PE, Porto de Galinhas Convention, entre outros.

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.