Vereador Jayme Asfora quer liberação do Uber e 99 nos polos de folia do Recife

Vereador Jayme Asfora quer liberação do Uber e 99 nos polos de folia do Recife

“É muito difícil entender que os motoristas dos aplicativos - como Uber, 99POP, etc - continuem sendo impedidos, pela Prefeitura, de trabalhar nos polos carnavalescos do Recife mesmo tendo sido aprovada uma emenda da minha autoria - quando da regulamentação dos aplicativos no ano passado - permitindo pontos de embarque e desembarque no aeroporto, TIP e durante eventos como o Carnaval. Não tem justificativa, além da “cisma” que a gestão municipal sempre teve com esses veículos”, a afirmação é do vereador Jayme Asfora (sem partido) que aprovou  ontem, por unanimidade, um requerimento à CTTU para que fossem instalados pontos de embarque e desembarque para os passageiros nos polos de folia do Recife. “O não cumprimento da Lei Municipal nº 18.528/2018 prejudica o cidadão. Toda lei tem prazo para ser regulamentada e implantada – que, neste caso, é de 120 dias ainda não vencidos. Mas faltam pouco mais de 20 dias para esse prazo acabar e essa determinação poderia muito bem já estar em vigor se o município quisesse. Tempo para executá-la, houve de sobra. E, até agora a CTTU ainda não havia se manifestado. Quando o fez, foi para manter a proibição”, explica  vereador dizendo que o folião continuará tendo dificuldades para entrar e sair dos polos devido ao tamanho das frotas dos outros tipos de transporte. “Quem for à abertura do Carnaval no Marco Zero ou ao Galo, vai ter que se virar para voltar pra casa como tem feito nos últimos anos. O absurdo é a Prefeitura falar em aumentar o Carnaval do Recife e não oferecer novas ofertas de transporte para o cidadão”, reclama Jayme Asfora. Ele ressalta que seu requerimento teve apoio de vereadores tanto da bancada de oposição quanto governista. “Essa é um causa que nos une. Debatemos tanto, no ano passado, a regulamentação que causa uma grande frustração ver que, até agora, não adiantou de nada”, lembra Asfora. O parlamentar acredita que a força e a pressão da sociedade ainda podem reverter essa situação. Por isso, está fazendo uma campanha nas redes sociais chamada #LIBERAPCR.  “Recebemos muitos pedidos , principalmente de cidadãos, para que atuássemos em favor dessa liberação. Mas depois que postamos a campanha, recebemos mais apoio ainda, inclusive com depoimentos de pessoas que já estão vivenciando as dificuldades de deslocamento nossa maior festa popular”, conclui Asfora.

“É muito difícil entender que os motoristas dos aplicativos – como Uber, 99POP, etc – continuem sendo impedidos, pela Prefeitura, de trabalhar nos polos carnavalescos do Recife mesmo tendo sido aprovada uma emenda da minha autoria – quando da regulamentação dos aplicativos no ano passado – permitindo pontos de embarque e desembarque no aeroporto, TIP e durante eventos como o Carnaval. Não tem justificativa, além da “cisma” que a gestão municipal sempre teve com esses veículos”, a afirmação é do vereador Jayme Asfora (sem partido) que aprovou  ontem, por unanimidade, um requerimento à CTTU para que fossem instalados pontos de embarque e desembarque para os passageiros nos polos de folia do Recife.

“O não cumprimento da Lei Municipal nº 18.528/2018 prejudica o cidadão. Toda lei tem prazo para ser regulamentada e implantada – que, neste caso, é de 120 dias ainda não vencidos. Mas faltam pouco mais de 20 dias para esse prazo acabar e essa determinação poderia muito bem já estar em vigor se o município quisesse. Tempo para executá-la, houve de sobra. E, até agora a CTTU ainda não havia se manifestado. Quando o fez, foi para manter a proibição”, explica  vereador dizendo que o folião continuará tendo dificuldades para entrar e sair dos polos devido ao tamanho das frotas dos outros tipos de transporte. “Quem for à abertura do Carnaval no Marco Zero ou ao Galo, vai ter que se virar para voltar pra casa como tem feito nos últimos anos. O absurdo é a Prefeitura falar em aumentar o Carnaval do Recife e não oferecer novas ofertas de transporte para o cidadão”, reclama Jayme Asfora.

Ele ressalta que seu requerimento teve apoio de vereadores tanto da bancada de oposição quanto governista. “Essa é um causa que nos une. Debatemos tanto, no ano passado, a regulamentação que causa uma grande frustração ver que, até agora, não adiantou de nada”, lembra Asfora. O parlamentar acredita que a força e a pressão da sociedade ainda podem reverter essa situação. Por isso, está fazendo uma campanha nas redes sociais chamada #LIBERAPCR. 

“Recebemos muitos pedidos , principalmente de cidadãos, para que atuássemos em favor dessa liberação. Mas depois que postamos a campanha, recebemos mais apoio ainda, inclusive com depoimentos de pessoas que já estão vivenciando as dificuldades de deslocamento nossa maior festa popular”, conclui Asfora.

COMENTÁRIOS