Vereador Tadeu Calheiros defende a reabertura de hospitais de Campanha no Recife

Saiba mais informações clicando no link

O vereador do Recife, Tadeu Calheiros (Podemos), único médico entre os parlamentares da atual legislatura, cobrou mais uma vez do prefeito João Campos a reabertura urgente dos hospitais de campanha na cidade. A cobrança foi feita durante reunião da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus da câmara municipal com a Secretária de Saúde, Luciana Albuquerque.

Tadeu, que também atua como pediatra do SUS, mostra preocupação em relação à falta de leitos no momento mais crítico da pandemia. Ele destaca que no ano passado, quando os números da Covid eram bem menores que os atuais, a prefeitura abriu mais de 800 leitos em 7 hospitais de campanha, e este ano, apenas 200 leitos de UTI e 86 de enfermaria, um número bem aquém do esperado: “Estamos acompanhando o crescimento dos casos de Covid aqui no Recife há várias semanas seguidas. O que está faltando para a prefeitura reabrir com urgência os hospitais de campanha? Onde estão os equipamentos e leitos usados no ano passado? O processo está muito lento. É preciso que se tome uma decisão política extremamente importante”.

A secretária Luciana Albuquerque explicou que esse aumento de leitos está a cargo do governo do estado e que o foco da prefeitura está na abertura de leitos de observação e de sala vermelha.

Segundo ela, no ano passado, quando a pandemia arrefeceu aqui no Recife e o número de pacientes caiu consideravelmente, ficou inviável sustentar financeiramente tantos leitos de UTIs abertos, sem utilização. “Precisamos fechar esses leitos, infelizmente. Hoje nós temos 10 leitos de sala vermelha e 59 leitos de observação na nossa rede municipal. O nosso esforço tem sido para abertura de mais leitos como esses, o que vai desafogar mais a nossa rede e consequentemente as emergências estaduais. Atualmente, o estado de Pernambuco tem muito mais leitos de UTI do que teve na primeira onda”.

A afirmação recebeu críticas de Tadeu: “É de responsabilidade, sim, da Prefeitura do Recife a reabertura dos leitos de UTIs para covid aqui na cidade. Isso não pode ficar só nas mãos do estado. Se esses leitos foram abertos no ano passado pela prefeitura, por quê não agora?”, questiona. 

COMENTÁRIOS