Vereadora resgata oito animais em casa de acumulador no Ipsep

Saiba mais informações clicando no link

Vereadora Andreza Romero

Uma casa no bairro do Ipsep, no Recife, foi alvo de uma ação conjunta entre órgãos da Prefeitura do Recife, a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente e a vereadora Andreza Romero (PP). A operação aconteceu após inúmeras denúncias de um suposto caso de maus-tratos no local serem divulgadas nas redes sociais. Na manhã desta sexta-feira (28), no entanto, a fiscalização encontrou um cenário que revelou outros problemas: naquele lugar, um idoso de 81 anos vive sozinho e acumula objetos, móveis e animais.

Diante da situação, a vereadora solicitou apoio à coordenadora do Centro de Vigilância Ambiental do Recife, Vânia Nunes, para realizar o tratamento necessário aos sete caninos encontrados no local. Os animais foram transferidos para o centro, onde serão cuidados e, logo depois, encaminhados para adoção responsável. “Nós continuaremos acompanhando o caso e faremos a divulgação, nas redes sociais, quando os animais estiverem aptos”, Andreza explicou.

Além do CVA, agentes de fiscalização da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais também participaram da ação.

De acordo com vizinhos do idoso, ele, na verdade, acredita estar fazendo um bem aos animais quando os recolhe das ruas e leva para casa. “Casos assim são mais comuns do que se imagina. Os acumuladores precisam de atenção do poder público e da família. A gente percebe que este idoso sente amor pelos animais, mas, além dele não ter condições, o local é muito insalubre, com focos de dengue, montanhas de entulhos, ratos e outras coisas que impossibilitam que os animais permaneçam sob os seus cuidados. Na verdade, a situação é também de negligência com o idoso”, a vereadora ponderou.

Cinco cães, duas cadelas e 1 jabuti foram resgatados. Este último, estava machucado e foi levado pela vereadora ao Centro de Triagem de Animais Silvestres.

A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais registrou um boletim na Delegacia de Polícia do Meio Ambiente, para que a situação continue sendo acompanhada. A Emlurb irá ao local na próxima terça-feira para retirar os entulhos do imóvel.

DENÚNCIA

No local, foi apurado que o animal que aparece morto nas imagens divulgadas nas redes sociais teria sido envenenado antes de o idoso resgatá-lo.

COMENTÁRIOS