conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

Vitória de Santo Antão

Vitória celebra 378 anos da Batalha das Tabocas superando a expectativa de visitantes

Para celebrar a passagem dos 378 anos da Batalha das Tabocas, primeiro embate da insurreição pernambucana, Vitória de Santo Antão contou com uma programação especial nesta quinta-feira (03). A data comemora o aniversário do confronto entre luso-brasileiros e holandeses no alto relevo do Monte das Tabocas, em 1645, no qual os anfitriões venceram e conseguiram expulsar as tropas inimigas.

Para festejar a data, foi montada uma grade convidativa, que contou com a participação das secretarias municipais e envolveu diversas áreas. A festividade foi repleta de atividades culturais, cívicas, esportivas, ecológicas e religiosas. Elas foram iniciadas na Praça 03 de Agosto, com a 43º Corrida das Tabocas e o 2º Passeio Ciclístico das Tabocas, a partir das 6h.

“Participar da corrida foi muito bom, porque é uma data comemorativa que não pode ser esquecida. A visita com minha família depois da corrida nos permitiu explorar um pouco da história, fortalecendo nossos conhecimentos e enriquecendo nossa compreensão sobre a cidade. Foi uma experiência muito boa para mim e para meus amigos também”, salientou Jefferson Alexandre.

Tendo continuidade no decorrer da manhã, o aniversário da batalha seguiu com a solenidade de hasteamento das bandeiras, pronunciamentos, saída da pira simbólica e da procissão motorizada de Nossa Senhora de Nazaré, além da apresentação da Banda Marcial 03 de Agosto, e da Orquestra do Centro Musical da Vitória (CEMUVI).

Já no Monte das Tabocas, que recebeu serviço de recuperação e melhorias, a grade festiva contou com exposição, ato cívico com a chegada da pira, hasteamento das bandeiras, missa, apresentações culturais com a banda do Comando Militar do Nordeste, Maracatu Baque Virado da Vitória, e o grupo Samba das Antigas; feira agroecológica e a oferta de serviços gratuitos para a população, através dos órgãos municipais.

O prefeito Paulo Roberto comemorou o alto número de visitantes e o envolvimento das pessoas com a história do local. “Vemos que todo o esforço feito para recuperar a história do Monte valeu muito a pena. É gratificante ver que a população atendeu ao chamado e compareceu em bom número. Superamos expectativas. Nós vamos aproveitar o local para outras atividades tanto em dias comuns, festivos e finais de semana. Que os outros vitorienses também compreendam cada vez mais o valor que Tabocas tem”, finalizou o gestor.

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.