Yves Ribeiro participa de encerramento da Semana Lixo Zero

Saiba mais informações clicando no link

José Humberto renova cobranças sobre Presídio de Limoeiro
Prefeitura encontra ninho de tartaruga da espécie Verde em Gaibu
Felipe Carreras cobra promessa do Ministério do Meio Ambiente e não obtém resposta

O Prefeito da Cidade do Paulista, Yves Ribeiro, participou do encerramento da Semana Lixo Zero, no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), em Olinda, nesta sexta-feira (29). A Semana Lixo zero é promovida nacionalmente pelo Instituto Lixo Zero, na última semana de outubro.

O evento tem o intuito de proporcionar um convite à sociedade para a reflexão sobre o consumo e a responsabilidade pela destinação dos resíduos sólidos. A ideia é unir os integrantes da sociedade – gestores públicos, empresários, educadores e cidadãos -, visando atingir a meta Lixo Zero. A iniciativa também propõe ações público-privadas que minimizem os impactos do aquecimento global.

Em suas atividades, o Instituto Lixo Zero Brasil promove inovação para sustentabilidade e responsabilidade social; reduz o envio de resíduos para aterros sanitários, através de práticas de re-desing de produtos, redução, reutilização, reciclagem e compostagem de resíduos; reconhece e divulga as boas práticas em resíduos sólidos, entre outras funções.

A Embaixadora Lixo Zero Paulista, Viviane Silvestre, esteve presente na ocasião, com a missão de coordenar e apoiar os embaixadores dos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Olinda, além de aproximar as cidades vizinhas Paulista e Olinda para um diálogo sobre o tema.

“Na Cidade do Paulista, nossa parceria com o Instituto Lixo Zero está a todo vapor. Estamos colocando em prática políticas públicas que incentivam a redução da produção de lixo e a conscientização da população sobre esse tema tão importante no mundo”, disse Yves Ribeiro.

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, esteve presente na cerimônia. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente de Paulista, Cláudio Nunes, e o Chefe de Gabinete do município, Marcos Eduardo, também prestigiaram o encerramento.

ll Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

No mês de junho, Yves Ribeiro palestrou na abertura do ll Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, em Brasília. Em sua intervenção, o prefeito de Paulista destacou as lutas travadas em defesa do meio ambiente ao longo de quase 50 anos de ativismo social e de exercício da função pública. Antes de sua apresentação, foi exibido um filme que conta um pouco dessa história, intitulado “Yves Ribeiro, um ativista por natureza”.

*Maio: Mês do Meio Ambiente*

No mês de maio, Yves Ribeiro lançou a campanha “Mês do Meio Ambiente”, com um evento de abertura no Ecoparque das Paineiras, no Centro de Paulista.

Para incentivar o descarte correto, foram instalados 11 ecopontos em diversos locais no município. A iniciativa promoveu a destinação consciente dos resíduos eletroeletrônicos (computadores, nobreaks, monitores, notebooks, celulares, microondas, ares-condicionados, cabos/fios e TVs).

Durante a campanha, também houve o plantio de mudas em praças da cidade, a instalação de ecobarreira em canais e homenagens para entidades e pessoas parceiras com atuação na área.

COMMENTS