conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

ALEPE

Henrique Filho propõe lei para capacitação de comissários de bordo e atendimento inclusivo em Pernambuco

Deputado estadual Henrique Queiroz Filho

Deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP)

Em uma medida que promete transformar a experiência de viagens aéreas para milhares de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e neurodivergentes, a Assembleia Legislativa de Pernambuco recebeu o Projeto de Lei nº 2540/2025, de autoria do deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP), que determina que as companhias aéreas que operam no Estado ofereçam treinamento especializado para os seus comissários de bordo. O objetivo é garantir que esses profissionais possam prestar um atendimento mais inclusivo, acolhedor e seguro para esse público.

O treinamento, que poderá ser realizado de forma virtual, deverá ser oferecido por profissionais qualificados, e as companhias poderão firmar parcerias com organizações do terceiro setor focadas na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e neurodivergentes.

Destaque-se que o termo “neurodivergente” se refere a pessoas cujas diferenças cognitivas ou neurológicas fogem da norma. Isso pode incluir condições como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a dislexia, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), entre outras. A ideia é que a neurodivergência não é uma doença, mas sim uma forma diferente de processar o mundo, que deve ser reconhecida e respeitada, com a criação de ambientes mais inclusivos para essas pessoas.

Em sua justificativa, o deputado destaca a importância de combater as barreiras comportamentais, um dos maiores desafios enfrentados por pessoas com deficiência, conforme apontado pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

É fundamental garantir que todos os cidadãos, independentemente das suas condições, tenham acesso ao lazer, à dignidade e ao respeito. A capacitação dos comissários de bordo é um passo essencial para proporcionar um atendimento de qualidade e, principalmente, livre de preconceitos. Ao promover a democratização do acesso à informação, estamos permitindo uma convivência mais justa e humana para todos“, enfatiza Henrique Filho.

Multa – Com a entrada em vigor do projeto, as empresas que não cumprirem a determinação poderão ser multadas, com valores que variarão conforme a gravidade da infração e o porte econômico da companhia aérea. Além disso, o Poder Executivo será responsável pela regulamentação para garantir que a lei seja fielmente cumprida. A proposta segue agora para as próximas etapas legislativas.

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner São Lourenço da Mata

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (10), o edital de concurso público para o...

ELEIÇÕES 2024

Escrito por Wellington Ribeiro Mantendo a tradição, o Blog Ponto de Vista divulga o tão esperado DATAPONTO RECIFE sobre a disputa por vaga na...

JABOATÃO DOS GUARARAPES

Na primeira pesquisa do Instituto Conecta, encomendada pelo Blog Ponto de Vista, no Município de Jaboatão dos Guararapes, o prefeito Mano Medeiros(PL) aparece na...

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.