conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

ALEPE

Projeto de Lei de Joaquim Lira defende criação de parques solares em áreas públicas do Estado

Saiba mais informações clicando no link

Joaquim Lira

Os benefícios da energia solar, fonte renovável e limpa que não produz emissões de gases de efeito estufa ou poluentes atmosféricos prejudiciais ao meio ambiente, é o escopo do mais recente projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Joaquim Lira na Assembleia do Estado.

O PL 955/2023, dispõe sobre a criação de parques solares em áreas públicas, como terrenos baldios, margens de rodovias e quaisquer outros espaços ociosos pertencentes ao poder público, onde seja possível a implantação dessas unidades geradoras.

Os parques solares, segundo o texto normativo, deverão ser criados levando-se em conta critérios técnicos, impactos ambientais e de viabilidade cabendo aos órgãos competentes identificar e selecionar tais áreas, que serão concedidas através de autorização para empresas e instituições interessadas na implantação e operação desses parques, mediante processo de licitação.

O projeto também especifica que as empresas e instituições autorizadas deverão arcar com os custos de instalação, manutenção e operação dos parques, e estabelecer mecanismos para a comercialização da energia produzida.

Ao Poder Público, caberá celebrar parcerias com instituições de pesquisa, universidades e entidades do setor privado visando o desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras para a geração e armazenamento de energia solar.

Entendo que o grande benefício desse projeto seja a contribuição que ele dará para a diversificação da matriz energética em nosso Estado, reduzindo a dependência de fontes não renováveis e diminuindo os impactos ambientais associados à geração de energia convencional, atraindo investimentos e promovendo a sustentabilidade ambiental em todo o Pernambuco. Desse modo, acredito muito na força que o PL terá junto às comissões para aprovação dos colegas deputados”, declarou Joaquim Lira.

Seguindo o rito, o PL agora será apreciado pelas comissões permanentes da casa.

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

ELEIÇÕES 2024

O Blog Ponto de Vista, em parceria com o Instituto França de Pesquisas (IFP), divulgará neste domingo pesquisa sobre a corrida eleitoral em Caruaru....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.