conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU
Blog Ponto de Vista
Coluna Radar Politico

por Wellington Ribeiro

Informações atualizadas, destaques e análises do que acontece nos bastidores da política

Coluna Radar Político

RADAR POLÍTICO (05/03) – Favoritismo de João Campos impõe desafios aos adversários

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

O resultado do levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas sobre a corrida sucessória na capital pernambucana, divulgado ontem pela TV Tribuna, reproduz o cenário de favoritismo do prefeito João Campos (PSB) já apontado por outras pesquisas ao longo do ano passado e a dificuldade da oposição em levar a disputa para um 2º turno. Tudo porque até agora, em todas as pesquisas já divulgadas os percentuais alcançados pelo prefeito recifense supera a soma das intenções de votos de todos os pré-candidatos da oposição.

É bem verdade que ainda existe tempo para que o desempenho dos oposicionistas possam melhorar, no entanto, mesmo com percentuais baixos, pouco ou quase nada se tem percebido por parte deles para alterar o quadro. Gilson Machado Neto, apesar de utilizar as suas redes socais com frequência para tecer críticas ao prefeito, não consegue cativar sequer a própria bolha bolsonarista com as suas palavras. Já Túlio Gadelha, que começou a dar as caras, não consegue convencer nem mesmo aliados de que de fato será candidato, uma vez que o seu partido, o Rede, está federado com o PSOL que já lançou Dani Portela na disputa. Neste contexto restam apenas o ex-prefeito João Paulo Lima e Silva (PT) o secretário estadual de Turismo Daniel Coelho (Cidadania), nomes também avaliados nas pesquisas. O primeiro, embora se apresente o maior índice de intenções de votos entre os candidatos da oposição, não tem dado sinal algum de que estaria disposto a entrar na disputa. Inclusive o seu partido, o PT,  já decidiu que prefere uma composição com João Campos indicando o vice. Por fim, Daniel Coelho, tem concentrado a energia neste primeiro momento na construção de uma ampla coalizão partidária que lhe dê sustentação na disputa. O que merece atenção neste caso, é que mesmo fora dos holofotes Daniel consegue apresentar percentuais até melhores do que Gilson, Túlio e Dani Portela.

Aproveitando ao máximo e com competência a grande exposição que a máquina oferece, João Campos tem conseguido pautar a política e conduzir o processo. O desafio que impõe aos adversários não se dar apenas nos expressivos índices de intenção de voto que alcança, onde em alguns cenários chega a superar os 70%, mas também na menor rejeição entre todos os pré-candidatos e a avaliação positiva da sua gestão que chega a 81%. Com apenas sete meses da eleição, o processo exige da oposição um esforço hercúleo para reverter tais números.

EM QUEDA – É lamentável ver o papel ao qual tem se submetido o ex-prefeito João Paulo. De grande liderança popular que chegou a desbancar um prefeito (Roberto Magalhães) que disputava a reeleição em 2000, o petista, que deu um show a frente da Prefeitura por dois mandatos, se resume a um mero expectador na eleição deste ano.

NA LUTA – Vereador por quatro mandatos, Augusto Carreras vai tentar voltar a Câmara do Recife pelo PSB. Carreras possui forte inserção nos bairros da Imbiribeira, Casa Forte , Afogados e Poço da Panela.

DE MALAS PRONTAS 1 – O vereador Professor Mirinho, atualmente filiado ao Solidariedade, já decidiu que irá disputar pelo Republicanos. Em 2020 ele alcançou 2.572 votos e ficou na primeira suplência, mas chegou a Câmara com a ida de Rodrigo Coutinho para a Secretaria de Esportes. Ao Blog o parlamentar afirmou que anda trabalhando para triplicar a votação neste ano.

DE MALAS PRONTAS 2 – Reeleito para o segundo mandato pelo PP com expressivos 9.194 votos, Chico Kiko já acertou a sua ida para o PSB. Embalado pela forte atuação em bairros como Estância, Barro, Jiquiá, Caçote, Ipsep, Areias, entre outros, Chico tem tudo para superar a casa dos 10 mil votos.

EM TODO O LUGAR – Mesmo longe do Cordeiro, na Zona Oeste, área onde possui forte liderança, o vereador Aderaldo Pinto (PSB) foi bastante ciceroneado ontem (04) na Imbiribeira, na Zona Sul, quando participou da inauguração da Creche-escola.

INDEFINIDO – Eleito pelo PROS com 3.278 votos, Zé Neto ainda não definiu por qual partido concorrerá à reeleição. Afirmou estar esperando um posicionamento do prefeito João Campos. A ida para o PSB não está descartada.

ESPERANÇAEm entrevista ao Blog, o deputado estadual Edson Vieira (União Brasil), afirmou aguardar o apoio do PP à pré-candidatura da sua esposa Alessandra Vieira à prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe. Alessandra vai concorrer pelo PL, enquanto que o PP já lançou Robson Ferreira como pré-candidato do partido à prefeitura.

DESTINO – Cresce os rumores de que o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe escolha o Republicanos de Silvio Costa Filho como partido para disputar à reeleição. A ida de Fábio para partidos da base da governadora Raquel Lyra ficou inviabilizada após Eduardo da Fonte afirmar que o PP não coligará com o partido que abrigar o gestor da Capital da Moda.

ALGUÉM RESPONDE – O MDB e PP serão contemplados com quais secretarias no Governo do Estado?

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.