ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
No último sábado (11) o movimento realizado pela governadora Raquel Lyra que culminou no despejo do PL do DETRAN e entrega do comando do poderoso órgão ao PP, notícia que já havia sido antecipada por este Blog há mais de um mês, foi compreendida como uma sinalização muito positiva para a política, área que não estava tendo a devida atenção pela chefe do executivo estadual. Em um momento em que o Governo precisava do máximo de aliados possíveis diante dos duros embates que travava na ALEPE, o PL de Anderson Ferreira entregou muito pouco da sua força política, apenas 2 dos 5 deputados do partido estavam acompanhando a orientação do Palácio do Campo das Princesas, por esta razão foi entendido que não compensava manter tamanho e cobiçado espaço como o DETRAN para se obter tão pouco em detrimento de não prestigiar quem de fato estava demonstrando grande fidelidade e parceria, como era o caso do PP.
Líder do grupo político que reúne os 8 deputados estaduais do PP e os deputados Dannilo Godoy (PSB) e Romero Sales Filho (União Brasil), portanto 10 votos na ALEPE, Eduardo da Fonte obteve uma vitória dupla ao indicar o novo comando do DETRAN. De uma só tacada ele amplia o espaço do seu grupo no Governo ao mesmo tempo que enfraquece o grupo de Anderson Ferreira, e não teria momento mais oportuno para isto: Da Fonte tem em Clarissa Tércio a aposta do partido para tentar desbancar o prefeito Mano Medeiros da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, candidato dos ‘Ferreiras’ no município que comandam por dois mandatos.
VERDADE….– “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade”, é o que afirma a Terceira Lei de Newton. Ao mesmo tempo que expulsou o PL do Governo, Raquel Lyra sinalizou para uma aproximação com o PT, algo confirmado pela apoio que tem recebido dos três deputados estaduais do partido na ALEPE. Tal decisão deixa claro que a governadora quer distância do Bolsonarismo e isto tem um preço.
…CONSEQUÊNCIA – Ao sinalizar para Lula, a governadora inexoravelmente passará a contar com forte oposição da máquina bolsonarista de moer reputações com militantes fervorosos que criticam tudo e todos que se aproximam do PT. Além disso, não será novidade se os únicos dois deputados que ainda votam com o Governo cruzem os braços e os outros três engrossarem o coro com críticas à gestão.
NO FORNO – Sem alarde, deputados da oposição e ‘independentes’ já teriam conseguido as 17 assinaturas necessárias para a abertura da CPI da Saúde. No mínimo uma Comissão Parlamentar de Inquérito causa forte desgaste e ofusca agendas positivas de um Governo. Deputados se preparam para uma nova ofensiva, desta vez com potencial de promover uma sangria muito maior do que foi a do Projeto das Faixas Salariais que ficou 63 dias na ALEPE.
LIDERANÇA – Henrique Queiroz deu uma verdadeira demonstração da força política que reúne em Buenos Aires. No sábado (11) as ruas do município foram tomadas por apoiadores que se uniram em uma grande caminhada para prestigiar a Convenção do PP e o lançamento da sua pré-candidatura à Prefeitura. Ele conta com o apoio do prefeito Fabinho Queiroz, sete dos nove vereadores e dezenas de pré-candidatos a vereador. As proporções do evento comprovam o franco favoritismo de Henrique Queiroz na disputa.
EM FESTA! – No próximo dia 27 o Blog Ponto de Vista reúne os principais nomes da política pernambucana na casa de eventos Fiordes, no Recife, para comemorar os 10 anos deste veículo de comunicação.
ALGUÉM RESPONDE? – O Palácio do Campo das Princesas conseguirá evitar a instalação da CPI da Saúde?